Como escolher aço para cutelaria artesanal
Compartilhe esse post

Dados importantes sobre o aço para cutelaria artesanal

Quando se trata de cutelaria, a lâmina e a estrutura do item são, sem dúvida, os dois aspectos mais importantes deste segmento. Assim sendo, a escolha correta do aço faz toda a diferença.

Levando em conta esses aspectos, há basicamente dois tipos de aço para cutelaria artesanal que são mais indicados. São eles:

  • Aços em carbono. Esse tipo é indicado para instrumentos voltados para coleção ou uso moderado. Ele pode apresentar um acabamento mais rústico, dependendo do trabalho realizado;
  • Aço inox. Esta opção é a mais indicada para itens com uso maior, inclusive durante o dia a dia, como facas, por exemplo. Além de sua alta durabilidade, esse material tem excelente resistência a processos de corrosão.

É claro que, em meio a estes dois tipos, você precisa levar uma série de fatores em conta para fazer a escolha mais indicada de acordo com seus objetivos.

O que levar em conta para escolher o melhor aço

De forma geral, o mais importante é que você leve em conta qual é o objetivo de seu produto. Além disso, faça testes para definir o que é melhor. Seja como for, existem alguns fatores que podem te ajudar, como por exemplo:

  • Facilidade de manutenção: no caso do aço inox, o fio se torna mais afiado naturalmente. Além disto, a limpeza e a manutenção são bastante simples;
  • Para quem quer fazer itens mais pesados e rústicos, a opção do aço carbono é a mais efetiva. Mas é preciso manter as lâminas sempre limpas após o uso para evitar manchas e ferrugem;
  • Por fim, o aço inox é a melhor escolha para uso culinário, já que suas características garantem melhor higiene, qualidade e garantia de manutenção.

Cabe a você levar em conta essas informações e os seus objetivos. Assim será possível fazer as lâminas que espera de uma forma simples e eficiente.

Considere as melhores opções para você

Se ficar em dúvida na hora de escolher o tipo certo de aço inox para cutelaria, conte com uma empresa especializada neste segmento. Assim você poderá tirar as suas dúvidas com profissionais qualificados, que lhe oferecerão as opções certas para sua demanda.

Compartilhe esse post
Solicite Orçamento