Vamos analisar a diferença entre aço inox e aço galvanizado e suas principais características.
O aço inox é uma liga metálica composta por ferro, cromo, carbono e níquel. A principal diferença em relação ao aço comum é a alta resistência à corrosão. A presença do cromo, em pelo menos 10,5% é que garante esta característica ao material.
Isto porque, quando ele entra em contato com o oxigênio, forma uma película protetora sobre a superfície do aço, tornando-o impermeável.
Existe uma grande variedade de aços inoxidáveis com diferentes níveis de resistência à corrosão e resistência mecânica, resultado da adição controlada de elementos de liga.
Índice de Navegação
ToggleClassificações do aço inoxidável
Os aços inoxidáveis podem ser classificados em cinco famílias básicas: ferrítico, martensítico, austenítico, dúplex e endurecível por precipitação.
Uma outra característica importante é que os aços inoxidáveis são 100% recicláveis e amplamente utilizados em diferentes setores industriais e para as mais diversas soluções.
Já o aço galvanizado tem esse nome porque passa por um tratamento chamado de galvanização. Nesse processo ele é revestido com uma camada muito fina de zinco que vai impedir a corrosão.
Esse método pode ser feito através do banho de imersão a quente ou através da eletrogalvanização.
Tanto o aço inoxidável como o aço galvanizado podem ser utilizados nas mais diversas aplicações, seja na indústria, na decoração ou em equipamentos. Porém, a maior diferença entre eles é que o aço inox e muito mais resistente à corrosão.
Aplicações
O aço inoxidável pode ser aplicado na construção civil e em diversas indústrias de grande porte tais como: indústria aeronáutica, ferroviária, naval, petroquímica, papel e celulose, têxtil, frigorífica, hospitalar, alimentícia, utensílios domésticos, eletrodomésticos, destilarias, tanques em geral, instalações criogênicas, tubos, estampagem geral e profunda, dentre outras.
Aplicações do aço galvanizado na construção civil
O aço galvanizado por sua vez é muito utilizado na construção civil, itens de ferramentaria, cercas, estruturas de veículos, utensílios e equipamentos domésticos.
No entanto, o material não pode ser colocado em contato com a água do mar e maresia que oxidam o zinco mais rápido, diminuindo sua vida útil. Portanto, o aço galvanizado não é recomendado para áreas litorâneas.
Esteticamente falando, o aço inoxidável tem um design mais moderno e arrojado pela superfície brilhante e lisa. O aço galvanizado tem um acabamento mais fosco, com lantejoulas.
Ambos os aços inoxidáveis e galvanizados são amplamente utilizados por apresentarem uma boa durabilidade, resistência ao tempo e versatilidade de formatação. Tudo vai depender do projeto.
Geralmente, o aço galvanizado é mais econômico, enquanto o aço inoxidável é mais durável, mais forte e mais resistente à corrosão.
Então o melhor é escolher o material conforme o ambiente, finalidade e orçamento.
A FEITAL TEM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA!
A Feital disponibiliza uma linha completa de produtos em aço inoxidável e carbono em diversos diâmetros e espessuras e está preparada para atender clientes dos mais variados segmentos.
A agilidade na entrega e o padrão de qualidade é o grande diferencial do Grupo Feital. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas, estamos de prontidão para atendê-lo.